Pular para o conteúdo principal
assistentes de voz: smart home não é (mais) coisa do futuro

assistentes de voz: smart home não é (mais) coisa do futuro

luzes que ligam quando você chega e desligam quando você sai. adicionar novos itens a uma lista de compras. controlar a temperatura do ar condicionado. mudar canais ou aumentar e diminuir volume da tv. sentir cheiro de café passado na hora que você quiser.

essas são só algumas ações que as assistentes de voz podem executar, e se você já começou a pensar em níveis de Inteligência Artificial, e se perguntar se a Alexa pode colocar a temperatura no máximo e trancar você em casa: vamos chegar nessa paranoia, quer dizer, nesse tópico.

 

ligar e desligar eletrônicos por meio de assistentes de voz: que história é essa?

utilizar comandos de voz para executar tarefas não é exatamente uma novidade. quem usa a Siri, ou o comando “Ok, Google”, já está familiarizado com a automatização de tarefas simples através da voz, como programar alarmes ou definir timers.

em 2019, quando a Alexa em língua portuguesa chegou ao Brasil, não houve muito alarde. muito em função do fato que uma grande parcela das pessoas não entendia para que mais servia aquela mini caixa de som.

desde então, a Amazon tem investido alto na popularização do conceito das “smart homes diy”, que consiste em diversos equipamentos escolhidos por você e integrados através da Alexa.

no mesmo ano chegou ao Brasil o modelo Nest Mini, caixa de som inteligente do Google, e as duas empresas são os principais nomes quando se pensa em assistentes de voz disponíveis no país.

marcas como Positivo, Xiaomi e Philips também têm se destacado no mercado das casas inteligentes, lançando lâmpadas e outros componentes que podem ser controlados e programados a partir das assistentes de voz.

2020 marcou o ano da revolução digital, e durante a pandemia a utilização das assistentes de voz cresceu 47%.

 

o que dá para fazer com assistentes de voz?

é possível programar inúmeras rotinas, definindo condições para que tarefas sejam executadas ou simplesmente ativadas com a voz. por exemplo, é possível programar para que luzes liguem ou desliguem em um horário exato, ou pedir que a Alexa, ou a assistente que você estiver usando, ligue o ar condicionado.

usando a Alexa como exemplo, é possível programar o funcionamento de televisões, cortinas e persianas ou a execução de playlists no Spotify e Amazon Music.

é possível criar lembretes, listas de compras e usar a Alexa como um intercomunicador – basta ter mais de uma em cômodos distintos, conectá-las e falar com quem estiver em outra parte da casa.

toda a criação de rotinas e configuração dos dispositivos é feita através do aplicativo para smartphone, e é fácil de configurar tarefas de baixa complexidade.

a opção de realizar compras através das assistentes de voz é uma realidade que vem crescendo em países como os Estados Unidos, e pesquisas iniciais preveem que as compras realizadas por voz irão somar 40 bilhões de dólares até 2022.

além das compras, as assistentes de voz também são utilizadas para responder perguntas e para consultar notícias. a Ilumeo, consultoria de análise de dados, fez uma pesquisa em 2020 e constatou que 87% das pessoas utilizavam assistentes para fazer buscas, e 82% para tirar dúvidas.

a pandemia do Coronavírus em 2020 fez com que as pessoas prestassem mais atenção nesses dispositivos, descobrindo que eles podiam fazer muito mais do que apenas tocar músicas.

 

as portas (e janelas) abertas pelas assistentes de voz

quer descobrir como iniciar no mundo das smart homes? de posse da sua assistente de voz, uma lâmpada inteligente e uma boa internet, já é possível começar a automatizar.
se você tem uma smart TV, é possível efetuar grande parte dos comandos por voz.
diversos modelos de ar condicionado também podem ser integrados com a assistente de voz, e você comanda ou automatiza o desligamento, troca de temperatura e do modo do aparelho.

existem extensões que transformam qualquer tomada em uma tomada inteligente. dessa forma, é possível, por exemplo, ligar a sua cafeteira no horário que você sentir vontade – seja ativando por voz ou criando uma rotina com horário fixo.

outra das possibilidades da Alexa é permitir que você ative uma rotina que desliga aparelhos caso a sua localização mude, ou de acordo com a previsão do tempo.

no site da Amazon é possível conferir uma lista de produtos que são compatíveis com a assistente de voz, e ter mais ideias de como a automatização pode facilitar a sua rotina.

 

o Jarvis, do Homem de Ferro, tem algo a ver com a Alexa?

comandar luzes, ligar a televisão ou adicionar um item a uma lista de compras são tarefas que o Jarvis, a inteligência artificial que comanda a casa e o equipamento do Tony Stark, pode executar.

os smart speakers atendem esses comandos, ou executam de maneira automatizada seguindo uma rotina salva no aplicativo, contudo, esse tipo de assistente de voz não é capaz de se adaptar aos seus hábitos ou executar comandos que não foram previamente configurados.

sem a criação de rotinas no aplicativo, e ativação das skills – formas de conectar-se com outros aplicativos e dispositivos, a Alexa não é capaz de executar automatizações.
ou seja, pode ficar tranquilo(a): a Alexa não vai trancar as portas da sua casa sem você pedir ou programar, isso é coisa de quem está assistindo muito Black Mirror.

para criar timers, programar alarmes ou responder perguntas, tudo o que você precisa é pedir. para essas ações, não há necessidade de configuração prévia de rotinas.

as assistentes de voz representam um mercado cheio de possibilidades, que tem muito a crescer à medida que as tecnologias se tornem mais acessíveis.

 

e aí, já está se preparando para implementar ou ampliar sua automação?

cadastre-se abaixo para receber novos conteúdos de automação do [email protected]:

 

leia também no nosso blog #coisaetaumes:

cadastre aqui seu email

[email protected]

taumes

a comunicação da sua empresa vai contar com a nossa capacidade criativa para ir além.
além do esperado, além do comum.

  • (55) 3226.4499
  • (55) 98127.7431
  • contactaumes
  • rua dois, pqe montecarlo, 35 / 401
    bairro camobi - santa maria rs